[Resenha] A Metamorfose, Franz Kafka

10:20


Oi Pessoal!
A Metamorfose foi escrita por Franz Kafka e publicado em 1915. A edição que eu li (cujas fotos estarão nesse post) foi adaptada para HQ por Peter Kuper se mantendo fiel a narrativa do original.

A estória já começa com o personagem Gregor Samsa acordando e percebendo que se transformou num inseto asqueroso (que o autor faz questão de descrever nos mínimos detalhes) e tentando lidar com isso. O fato é que Gregor é um caixeiro viajante e apesar de ter mudado fisicamente, sua mente ainda está no seu trabalho que traz sustento para sua família.


O personagem fica ainda mais desesperado, porém, quando percebe que sua situação está longe de mudar e que isso está trazendo consequências negativas em sua vida, por exemplo com o fato de o gerente de seu trabalho ter ido até a sua casa para ameaçar demiti-lo caso não comparecesse ao serviço.


O autor traz algumas reflexões durante a narrativa, fazendo o leitor perceber como Gregor praticamente foi "deixado de lado" pela família após não ter mais utilidade, afinal, ele era o responsável por manter a casa e pagar as despesas de seus pais e sua irmã Grete e transformado num inseto, sua única função era atrapalhar. Com isso é possível fazer vários paralelos sobre como tratamos as pessoas, principalmente familiares, quando estes estão doentes ou quando envelhecem e se tornam um "peso", algo descartável.

Eu achei a edição de Peter Kuper muito criativa e interativa, sendo que em alguns momentos é necessário ler de cabeça para baixo como se estivéssemos acompanhando os movimentos do, recém transformado em inseto Gregor, pelas paredes.


Esse é mais um dos clássicos que são quase uma leitura obrigatória e que valem a pena ser lidos, é possível comprar o livro através desse link e também não deixe de seguir o blog e as redes sociais, FacebookTwitterInstagram, obrigada.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Curta a fanpage

Instagram Images