[Resenha] Amora, Natalia Borges Polesso

10:00




Oi pessoal!

Escrito por Natália Borges Polesso Amora é um livro nacional que reúne 33 contos que abordam relações homo afetivas entre mulheres. Sendo divido em duas partes, o livro nos trás contos que nos mostram estórias de mulheres adultas, adolescentes e idosas sendo elas assumidas para amigos e familiares ou não, estejam descobrindo sua sexualidade ou não. 

As narrativas variam de primeira para terceira pessoa, de texto lírico para texto em prosa, de diálogos com travessão até diálogos que se unem a narração,sendo que a primeira parte possui textos mais longos em comparação com a segunda que aborda uma escrita mais lirica e livre. É perceptível como a autora quis ousar nas formas estilísticas da obra e isso pode surpreender ou desagradar leitores desavisados.

"Quando subia, seu coração desalinhava as batidas e os pelos da nuca se transformavam em alfinetes gelados; quando descia, era fogo que bruxuleava, e lhe crepitavam sensações de primaveras úmidas e suores e moleza e flores." (conto Amora)

Foi impossível, pelo menos para mim, não associar a leitura a um caráter feminista, pois, por mais que a autora não levante nenhuma "bandeira" durante a obra, o livro trás a provocação de ser escrito por e para mulheres e de falar justamente dessas mulheres que ousaram amar suas semelhantes numa sociedade que ensina a odiarmos umas as outras e a ter nossa vida orbitando a de homens.

"E eu só quero que nós nos entendamos, mesmo que não seja assim tão simples. porque tu é tão livre, tão dona de si, e eu sou tão dura e cheia de regras, mas eu somei e dividi nossos amores para saber quanto podemos amar por dia [...] (Conto Profanação)

Eu terminei esse livro no meio do mês de abril e já estou relendo meus contos preferidos pois essa obra é um verdadeiro achado, não é a toa que a autora ganhou o prêmio Jabuti -nada mais nada menos que o maior prêmio da literatura nacional-, espero que mais livros como esse surjam e tenham mais visibilidade no Brasil, pois é um fato que livros com temática gay possuem muito mais visibilidade que livros com temática lésbica.

Adquira o livro através deste link.

Siga o blog e acompanhe as redes sociais FacebookTwitterInstagram e Tumblr, obrigada.



You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Curta a fanpage

Instagram Images